terça-feira, 21 de março de 2017

Opinião " A Última Estrela", Rick Yancey

Sinopse:

"O inimigo já não é o mesmo. O inimigo somos nós.

Eles estão entre nós, eles estão sobre nós, eles não estão em lado nenhum. Querem a Terra, mas querem que seja nossa. Vieram para nos dizimar, mas querem salvar-nos. Porém, sob estes enigmas esconde-se uma verdade: Cassie foi traída. E também o foram Ringer. Zombie. Nugget. E todos os sete mil milhões e meio de pessoas que viviam no nosso planeta. Primeiro traídos pelos Outros e depois por nós próprios. Nestes últimos dias, os sobreviventes terão de decidir o que é mais importante: salvar-se… ou salvar o que nos torna humanos. A Última Estrela é o thriller de alta voltagem que conclui a trilogia A 5ª Vaga."


Para mais informações consultar o site da Editorial Presença.

Opinião:

A Última Estrela é o final da trilogia de Rick Yancey lançada em 2014 pela Editorial Presença. Como já devem ter reparado, pelas opiniões anteriores, sou fã desta história e estava bastante curiosa para saber como ia terminar. Por isso, quando a Editorial Presença cedeu um exemplar para leitura e opinião saltei imediatamente para a leitura deste terceiro volume. 

Após um final emocionalmente carregado do livro anterior, o final pelo qual mais ansiava saber o futuro era Ringer. Para mim, esta assumiu um papel preponderante na qualidade do segundo livro, e a sua história com Razor dá-me sempre vontade de reler "O Mar Infinito". Na continuação temos uma Ringer ainda a recuperar, ainda a adaptar-se à sua nova realidade física e emocional, e a decidir o que fazer com as suas novas capacidades. Contudo, em certos momentos achei a capacidade da personagem de ultrapassar os seus problemas emocionais demasiado rápida e por vezes forçada. No entanto, isto provavelmente advém do facto do autor ter dado talvez mais destaque a outras personagens da narrativa sobrando poucas páginas para dar a Ringer a evolução que ela merecia. 

Todavia, voltamos a ficar fãs de Carrie e a entender porque Rick Yancey a escolheu como protagonista.  Cassie vai-nos surpreendendo a cada página (e por vezes também irritando) assim como faz com os seus companheiros sobreviventes. A evolução da Cassie adolescente para Cassiopeia faz todo o sentido e dá todo um outro sentido ao culminar da história. 

Além da história manter sempre o humor que já a caracteriza e aquele ritmo que torna impossível parar de ler, o autor mais uma vez enfatiza a importância de nunca esquecer aquilo que nos torna humanos, que nos caracteriza totalmente, que é simultaneamente a nossa maior fraqueza e maior força: a capacidade de amar. 

Por outro lado, não cai na armadilha de deixar tudo resolvido no fim, existe ainda muito para resolver depois do final, afinal de contas estamos a falar de um desastre que muda para sempre a terra e qualquer solução fácil teria irremediavelmente diminuído a qualidade da história. 

A Última Estrela foi um final bem conseguido desta saga, e toda a trilogia uma excelente forma de mostrar que devemos ser sempre fiéis aos nossos valores, para quando nos aparecer um soldado com um crucifixo sabermos qual a atitude certa a tomar. 

"Não há um motivo; não há uma explicação simples. É impossível de entender e é absolutamente irrelevante - é como perguntar porque é que tudo isto existe."


Opiniões Volumes Anteriores:

     Rosana: 1, 2

     Sofia: 1,2

Sem comentários :

Enviar um comentário