quinta-feira, 9 de março de 2017

Opinião " O Voo das Águias", Ken Follett

Sinopse:

"O Voo das Águias é um thriller soberbo, baseado numa história verídica que se passou no contexto da revolução iraniana liderada por Khomeini para derrubar o regime ditatorial do Xá Reza Pahlevi. Em dezembro de 1978, dois executivos da sucursal iraniana da EDS são detidos numa prisão de alta-segurança de Teerão. Quando Ross Perot, o fundador e presidente da empresa em Dallas, sabe do que se passa, decide salvar as vidas dos seus dois colaboradores a qualquer custo. É uma missão heroica, extremamente delicada e perigosa, e o desenlace, imprevisível. Foi o próprio Ross Perot quem contactou Ken Follett para escrever este livro, e o resultado foi uma história extraordinária onde a aventura, o suspense e o desespero são absolutamente reais. 

 
A história inspiradora da missão de um homem para salvar os seus concidadãos e do seu admirável espírito patriótico."

Para mais informações consultar o site da Editorial Presença.

Opinião:

Ken Follet é um autor que tinha vontade de ler há bastante tempo, porém apenas recentemente surgiu a oportunidade de ler um livro dele. Comecei pelo " O Voo das Águias" sem qualquer expectativas, tendo apenas como referência a sinopse que me pareceu interessante. 

Passado há cerca de 40 anos atrás, e baseado em factos reais, relata o resgate de uma prisão iraniana de dois funcionários da empresa americana: a EDS. 

Toda a narrativa é muito biográfica e descritiva, sendo por vezes difícil acompanhar os nomes das personagens, quem é quem, e onde está. Contudo, prevendo já está dificuldade, o livro contém no inicio uma lista de personagens com o seu cargo politico ou posição na empresa. 

É uma história interessante, que elucida sobre um sistema político que não é de todo o que estamos habituados. Além disso, relata um acto enorme de bravura, audácia e generosidade de um grupo de homens, que fez algo apenas a pensar no bem que fariam a outros e não o que ganhariam na missão. 

Para mim, a história foi uma homenagem ao trabalho de equipa e à persistência que une um grupo de pessoas com capacidades excepcionais. 

O autor não se perde muito em descrições políticas nem nos inunda com informação histórica. Dá apenas a quantidade necessária para tornar a história mais rica e nos enquadrar no momento histórico. Todavia, durante a leitura experimentei tanto momentos em que era arrebatada pela curiosidade como momentos em que não conseguia avançar. 

No entanto, foi uma história que gostei e que me deixou curiosa para ler outras obras do autor. É um livro para aqueles que gostam de saber mais sobre o passado assim como ler sobre a capacidade das pessoas de superarem as dificuldades.

 
"...mas, se passamos a vida a preocuparmos-nos com todas as coisas más que nos podem acontecer, em breve nos convencemos de que o melhor é não fazer nada."


Sem comentários :

Enviar um comentário