quarta-feira, 15 de março de 2017

Opinião "O Crente", Joakim Zander

Sinopse

"Yasmine Ajam deixou para trás o seu problemático bairro de Estocolmo por uma carreira ascendente em Nova York. Até que recebe a notícia de que os motins agitando os subúrbios da sua cidade podem ter conexão com o desaparecimento de seu irmão Fadi, que foi dado por morto ao lutar ao lado do Estado Islâmico na Síria. Thriller de espionagem de grande qualidade e com tema escaldante."

Opinião

Depois de ter lido “O Nadador” (opinião disponível aqui), não hesitei em mergulhar na leitura do segundo thriller de Joakim Zander, tão gentilmente cedido ao blog pela Suma de Letras. 

Esta obra dá continuidade à história de Klara Walldéen, protagonista de “O Nadador”, mas apresenta um tom bastante diferente, sobretudo na primeira parte do livro. A acção alterna a perspectiva de Klara com as de Fadi e Yasmine, dois irmãos provenientes dos subúrbios de Estocolmo, e durante a grande maioria da obra estas personagens não se cruzam ou interagem. O resultado é um ritmo bastante mais lento, com menos acontecimentos, que acabam por ser dissecados de uma forma bastante mais pausada. Nesse sentido, e apesar de ser um livro que se lê com enorme fluidez, sai a perder relativamente à história anterior.

Mais uma vez, destacou-se pela positiva o cuidado com que as personagens foram construídas: as cicatrizes que os acontecimentos do primeiro volume deixaram em Klara não foram ignoradas, e as motivações de Fadi e Yasmine fazem o leitor debater-se no cinzento das fronteiras entre o certo e o errado. A abordagem complexa ao lado negro de cada personagem - mascarado de solidão, abandono, perda, violência, vício - catalisa a empatia do leitor.

Em suma, fico feliz por se ter iniciado aqui uma série de livros e que Klara ainda venha a protagonizar mais volumes deste autor. Gostaria de ver futuramente uma maior aposta na coesão entre as várias linhas de narrativa e talvez um ritmo mais veloz, mas dando continuidade ao ponto forte destes livros: a complexidade das personagens, que só por si faz valer a pena viajar por entre as páginas das obras de Joakim Zander!


Sem comentários :

Enviar um comentário