terça-feira, 15 de novembro de 2016

Opinião " A Carreira do Mal", Robert Galbraith

Sinopse: 

"Quando recebe um misterioso
embrulho, Robin Ellacott fica horrorizada ao descobrir que lá dentro se encontra a perna de uma mulher. 

O seu chefe, o detetive privado Cormoran Strike, mostra-se menos surpreendido mas está igualmente alarmado. Strike calcula que quatro pessoas do seu passado possam ser os responsáveis ? e sabe que qualquer uma delas é capaz de semelhante brutalidade.

Com a polícia concentrada num suspeito que Strike considera não ser o culpado, este e Robin decidem investigar os mundos sombrios e retorcidos dos restantes três suspeitos. No entanto, à medida que se desenrolam mais acontecimentos macabros, o tempo esgota-se…

A Carreira do Mal é o terceiro livro da aclamada série policial protagonizada por Cormoran Strike. Com um enredo intrincado e complexo, repleto de desenvolvimentos inesperados, esta étambém uma história comovente de um homem e de uma mulher que se deparam com uma encruzilhada pessoal e profissional. Não será capaz de largar este livro."

Opinião:

Se após a leitura de um livro integrado numa série vou imediatamente procurar quando sai o próximo, é porque aquela história me conquistou! E isto sempre aconteceu com a série Cormoran Strike e  o livro “A Carreira do Mal” não foi excepção. 

Neste terceiro capítulo da série, o crime torna-se mais pessoal para Cormoran e para Robin, indo parar literalmente à sua porta, quando lhes é enviada uma perna amputada, exactamente no mesmo local que a de Cormoran. 

Deste modo, adivinhamos logo que esta história será mais pessoal, que vamos descobrir mais pormenores sobre a vida de Cormoran e a sua evolução como pessoa. E, não fosse o detective fonte de interesse suficiente, também aprendemos mais sobre Robin. E não posso deixar de falar de Robin. 

A personagem principal feminina da série traz uma humanidade e humildade à série apenas ultrapassadas pela força do seu carácter. Contudo, como a autora já nos habituou, mais do que personagens inspiradoras, ela gosta de criar personagens que sejam reais. E Robin é isso mesmo, alguém que por vezes admiramos e gostamos e, outras alguém a quem, por vezes, apenas nos apetece dizer “ Onde é que puseste a cabeça?!”. No entanto, esta dicotomia faz com que seja impossível não criar uma ligação com ela. 

Cormoran continua a ser o mesmo,de personalidade forte e vincada, e quanto mais sabemos da sua história mais esta personagem nos conquista  A diferença neste livro é conseguirmos vê-lo perder por várias vezes a sua objectividade. A deixar-se levar por instinto e preconceitos antigos quando tenta encontrar o criminoso. Por outro lado, por vezes irritamos-nos com ele devido à sua frieza e lógica; mas depois lembramos-nos que é por isso que ele é tão bom detective. 

Todavia, o tom da narrativa toma um tom diferente do último livro. Como possui uma base de história mais pessoal, questionamo-nos se não estamos neste livro a conhecer uma espécie de Moriarty para Cormoran. Além do mais, como se torna mais pessoal, por vezes o nosso raciocínio torna-se toldado pela opinião e vivência de Strike. Somos obrigados em vários momentos a parar e a pensar o que de facto sabemos e o que estamos a presumir devido às influências do detective. 

Além disso, é um livro com mais momentos de acção que o anterior, o que tornou a leitura ainda mais ávida, sendo provavelmente o livro que mais rapidamente li dos três. Este livro, assim como os anteriores, possui não só um crime bem construído, como personagens que não podemos deixar de seguir e adorar."


“Strike knew how deeply ingrained was the belief that the evil conceal their dangerous predilections for violence and domination. When they wear them like bangles for all to see, the gullible populace laughs, calls it a pose, or finds it strangely attractive.”

 

Podem ler a opinião da Rosana de "Quando o Cuco Chama" aqui e a minha aqui, e a minha opinião do "O Bicho-da-Seda" aqui.

Foi recentemente anunciado que estes livros serão adaptados pelo cana BBC One!


Para mais informações sobre o livro, consulte o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário