quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Opinião “Nunca Perdoar, Nunca Esquecer”, Chelsea Cain

Sinopse:

“Kick Lannigan, 21 anos, é uma sobrevivente. Raptada aos seis anos, a família, a polícia, bem como a comunidade, assumiram que o pior tinha acontecido. Mas é encontrada viva seis anos depois. Submetida a toda uma série de terapias para a ajudar a superar o trauma, é só quando canaliza as suas forças e raiva para a luta que Lannigan se sente melhor. Aos 13 anos, começa a aprender todo o tipo de artes marciais e técnicas de luta, jurando que nunca mais voltará a ser vítima.

Quando duas crianças desaparecem na área de Portland, Kick é abordada por um enigmático homem de nome Bishop que a convence de que a sua experiência e habilidades podem ajudar a salvar as vítimas. Mal sabe ela que o caso irá desvendar o seu próprio passado aterrorizador…”


Opinião:

Apercebi-me desta novidade através do blog Livros e Marcadores. Se por um lado fiquei muito curiosa com a capa e com a sinopse, quando li a opinião do Paulo Pires, ainda mais curiosa fiquei. Assim, deixo desde já o meu agradecimento à Saída de Emergência pelo envio da obra e ao Paulo Pires pela excelente recomendação! :)

Apesar de não ser a maior fã de thrillers e policiais, a verdade é que existem thrillers capazes de conquistar até o leitor mais lamechas e romântico :)! E este livro é, sem dúvida, um deles! 

A narrativa desenrola-se em torno de Kit/Kick Lannigan – uma rapariga raptada aos 6 anos – e “libertada” 6 anos depois. E, como seria de esperar com este antecedente, são inúmeras as sequelas que um evento como este deixa numa criança e mesmo numa pessoa adulta. Mas isto não é novidade nenhuma! No entanto, a verdade é que Chelsea Cain, mesmo com todo o potencial e expectativas que a sinopse cria no leitor, me conseguiu surpreender. Com uma escrita acessível e envolvente, uma narrativa de construção sólida, personagens muito humanas, e mistério à mistura, seria impossível não gostar minimamente desta obra :).

Através de Kick, a autora transmite-nos de uma forma invejável a complexidade do ser humano – a nossa capacidade de escolha, a nossa capacidade de submissão, a nossa capacidade de obediência, e como não poderia deixar de ser a influência dos nossos sentimentos nessas nossas capacidades. Apesar de ser um tema comum, a verdade é que nunca pensei no rapto e no trauma desta forma! Sempre soube que existem consequências e que são inúmeras as marcas que ficam, mas nunca as senti com esta intensidade!

Claro que ao longo da narrativa vamos conhecendo outras personagens, cada uma com as suas virtudes e defeitos. Mas de todas as que vão aparecendo, é Bishop quem assume um maior destaque - com um papel enigmático, mas ao mesmo tempo capaz de transmitir alguma segurança e compreensão. apesar de não sabermos o que está por detrás do seu nome, somos forçados a confiar nele :).

Assim, deixo aqui o convite para mais uma leitura :) – é um livro que vale a pena, uma história que merece ser lida e sentida – e que, pelo que percebi, talvez tenha continuação! :) Fica aqui uma enorme vontade de voltar a ler livros de Chelsea Cain – sem dúvida, uma autora a seguir :)!



2 comentários :

  1. Li este livro em inglês o ano passado e adorei. :P espero comprá-lo em português.

    Sim, vai haver continuação. Não sei quando vai ser lançado, mas ela costuma lançar entre os meses de Agosto e Setembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Também gostei mesmo muito!! Se entretanto soubermos quando vai sair a continuação, também publicaremos a novidade aqui no blog :).

      Eliminar