terça-feira, 17 de maio de 2016

Opinião " Histórias de Patifes e Aventureiros"

Sinopse: 

"RECOMENDAMOS CAUTELA A LER ESTES CONTOS: HÁ MUITOS PATIFES À SOLTA.

Há personagens malandras e sem escrúpulos cujo carisma e presença de espírito nos faz estimá-las mais do que devíamos. São patifes, mercenários e aldrabões com códigos de honra duvidosos mas que fazem de qualquer aventura uma delícia de ler.
George R. R. Martin é um grande admirador desse tipo de personagens – ou não fosse ele o autor de A Guerra dos Tronos. Nesta monumental antologia, não só participa com um prefácio e um conto introduzindo uma das personagens mais canalhas da história de Westeros, como também a organiza com Gardner Dozois. Se é fã de literatura fantástica, vai deliciar-se!


AO LER ESTE LIVRO, ESTARÁ A ASSINAR UM PACTO DE COMUNHÃO COM OS SEGUINTES AUTORES:
Gillian Flynn – autora de Em Parte Incerta
Neil Gaiman – autor de Sandman
Patrick Rothfuss – autor de O Nome do Vento
Scott Lynch – autor de As Mentiras de Locke Lamora
Connie Willis – autora de O Dia do Juízo Final 

E MUITAS OUTRAS MENTES PERVERSAS DA LITERATURA FANTÁSTICA."

Opinião :

“Histórias de Aventureiros e Patifes” é, tal como a sinopse indica, um conjunto de contos de vários autores conhecidos e reconhecidos no mundo da literatura. A primeira vez que li a sinopse fiquei imediatamente interessada neste livro. Além do facto de juntar histórias de géneros que aprecio, juntava alguns autores que já conhecia e gostava, assim como outros que já estavam na minha lista de próximas leituras. Por isso, quando a editora Saída de Emergência cedeu um exemplar para leitura e opinião, comecei a ler mal tive oportunidade. 

Antes de começar a falar sobre o livro em si, tenho de confessar que sempre julguei que era necessário ter uma mestria especial para escrever contos. Neste tipo de texto, os escritores têm de ser capazes de, em poucas páginas, transmitir o que as personagens são e o que as move, elaborar um universo credível sem se perderem em descrições excessivas e por fim, criar um ambiente de suspense que mesmo assim nos prenda à leitura. 

Deste modo, devo dizer que achei que todos os autores que participaram nesta obra possuem estas qualidades. Em todos os contos me senti cativada e interessada pelas personagens, como se tivesse a fazer patifarias no seu mundo. Cada folhinha preta (cada conto é dividido por duas páginas pretas) era como a chamada para o avião que tinha como destino um novo mundo e um novo patife para seguir. 

Contudo, não posso deixar de referir que, apesar de na edição portuguesa constarem 10 contos, na versão original existem 21 contos. E, tendo visto a qualidade destas histórias, fico curiosa com aquilo que as outras 11 narrativas nos podiam trazer. 

Falando agora de algumas particularidades dos contos, tenho de referir que assim como nos livros cada pessoa tem o seu capítulo favorito, aqui também tive contos de que gostei mais e outros menos. Aquele que mais me ficou na memória destes dez foi o de Gillian Flynn. Esta história possuía uma personagem principal, como seria de esperar, não de todo perfeita mas muito credível, que se vê envolvida numa situação duvidosa, deixando-nos agarrados a cada linha para saber o que vai acontecer. Além disso, achei o final brilhantemente executado. 

Não podia deixar de falar do conto de George R.R Martin, que insiste em fazer - nos sofrer com as personagens que decide matar e, também com o tempo que nos faz esperar para saber o destino daquelas que se encontram vivas (por enquanto!). A pequena história que nos traz nesta compilação fica um bocado aquém das minhas expectativas, mas mesmo assim permite matar um pouco as saudades do mundo da Guerra dos Tronos. 

Apesar de só me concentrar mais neste dois contos na opinião, todos os que estão inseridos nesta obra são interessantes, bem escritos e construídos. Uma excelente colectânea, especialmente para aqueles que adoram mundos novos e personagens que, apesar de imperfeitas, fazem-nos enveredar na aventura com elas com um sorriso no rosto. 

“Apreciem a leitura…mas tenham muito cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas destas páginas não são lá muito de confiança.”



Sem comentários :

Enviar um comentário