quarta-feira, 20 de abril de 2016

Opinião "Somos Todos Feitos de Estrelas", Rowan Coleman

Sinopse:

"Se pudesse deixar uma carta a despedir-se de quem mais ama... o que escreveria? Noite após noite, Stella Carey, enfermeira num centro de cuidados paliativos, dedica-se a escrever cartas de despedida em nome de doentes, contendo desejos finais e, muitas vezes, segredos guardados ao longo de uma vida, prometendo enviá-las aos seus entes queridos após a sua morte. Ninguém sabe que o casamento de Stella está prestes a desmoronar-se. O seu marido, Vincent, regressou da guerra marcado física e psicologicamente, e já não é o mesmo homem por quem se apaixonara. As noites dão a Stella a tranquilidade que não encontra em casa e a esperança de poder fazer a diferença na vida dos seus doentes através das cartas que escreve. Até que, um dia, Stella escreve uma carta que contém uma revelação capaz de mudar o rumo de uma vida, e sente o dever de a enviar quanto antes para conceder a alguém uma última oportunidade de reconciliação e de um final feliz.”


Opinião: 

Quando descobri esta novidade da editora Topseller, não consegui evitar a vontade enorme de ler a obra! Apesar de nela conseguir encontrar muitos dos ingredientes essenciais para mim num bom livro, se calhar a sinopse do mesmo não atrai todo o tipo de leitores.

Nunca vou conseguir descrever o quão esta obra alcançou o meu coração, o quão bem escrita está, nem as inúmeras belas mensagens que nela encontrei. No entanto, vou deixar o meu testemunho e tentar mudar a opinião de pessoas como a minha própria mãe que quando viram o livro disseram – “Nunca iria gostar deste livro”.


“Se pudesse deixar uma carta a despedir-se de quem mais ama … o que escreveria?


Uma carta de despedida, por si só, à primeira vista, traz em si uma certa tristeza. Contudo, todos sabemos que a vida não é feita apenas de alegrias e sorrisos. A narrativa desenrola-se em torno da vida de Stella, uma enfermeira que trabalha no centro de cuidados paliativos. E mais uma vez “cuidados paliativos” reforça o possível carácter triste do livro. E aqui infeliz ou felizmente não posso ser imparcial. Concordo que sou suspeita ao ter gostado muito da obra, uma vez que encontro alguma felicidade, alguma realização ao trabalhar num hospital e num serviço onde nem tudo acaba bem. Mas mais do que a minha explicação acerca disto, recomendo a leitura da obra, que traduz em pleno aquilo que são os cuidados paliativos.


"As pessoas morrem em toda a parte e não especialmente aqui ... E "cuidados paliativos", na realidade, é apenas uma outra expressão para hospital. Trata-se de oferecer hospitalidade aos que precisam dela. Só mesmo nos dias de hoje para pensarmos que tem de ver com a morte em exclusivo, mas nem tem de ser nem o é. É sobre a vida."


E com isto, consigo dizer que este livro não é sobre a morte, nem consiste apenas em cartas de despedida. Este livro é sobre a vida! Ao virar de cada página vamos conhecendo diferentes personagens que passaram pela vida de Stella – Hope, Issy, Hugh, Ben e Vincent. É incrível como a vida de cada uma destas personagens se cruzam num centro de cuidados paliativos e como tanto ensinam e transmitem umas às outras. Amizade, amor, tristeza, lágrimas, sorrisos, abraços, família, lar, qualidade de vida são então os ingredientes que a autora nos traz.

Contrariamente ao que possam pensar, a obra não é a compilação das cartas de Stella! Sim, podemos encontrar diferentes cartas dispersas ao longo da obra, mas “Somos todos feitos de estrelas” é um verdadeiro livro de encantar, cheio de estrelas que brilham cada uma na sua vez.

E porque prefiro que cada um abra e vire com carinho cada uma das páginas do livro, descobrindo por si as diferentes estrelas da vida de Stella, resta-me agradecer à editora que gentilmente cedeu um exemplar para leitura e opinião. Sem dúvida um dos meus livros favoritos de 2016, a ocupar agora um cantinho muito especial no meu coração.

Posto isto, espero que LEIAM esta obra. Ela merece! Claro que me é impossível dar garantias de que todos gostem da obra, mas porque não uma oportunidade para ela? :) Atrevam-se a conhecer Stella, o seu marido Vincent, Hope, Issy, Hugh e Ben!



Sem comentários :

Enviar um comentário