quinta-feira, 7 de abril de 2016

Opinião "O Mar Infinito", Rick Yancey

Sinopse :

"É a derradeira batalha entre a vida e a morte, a esperança e o desespero, o ódio e o amor.
A Terra foi invadida por extraterrestres - os Outros -, que têm como único objetivo o extermínio de toda a população do planeta. Sem aviso, lançaram quatro vagas de destruição que devastaram parte da humanidade. Cassie Sullivan e os seus companheiros contam-se entre os poucos que sobreviveram.
Agora, com a espécie humana quase extinta e com uma quinta vaga em marcha, os jovens têm de tomar uma decisão crucial: enfrentar o duro inverno e ficar à espera que Evan Walter regresse, ou partir à procura de mais sobreviventes antes que o inimigo se aproxime demasiado - porque o próximo ataque é mais do que possível, é inevitável. Ninguém é capaz de prever até onde os Outros podem descer, nem estes sabem o quanto a humanidade se pode erguer.
O Mar Infinito é o segundo volume da trilogia A 5.ª Vaga."


Opinião:

Já li este livro há bastante tempo, mas ainda não tinha tido oportunidade de me dedicar a escrever a opinião. O mal de já ter lido há muito tempo é que alguns pormenores já não se encontram na memória, mas acho que ainda sou capaz de me lembrar do essencial.

Depois de devorar o primeiro livro da trilogia estava ansiosa que saísse o sgundo. E, na verdade, mal o tive nas minhas mãos, parei a leitura que estava a fazer de momento e mergulhei nesta distopia  e, mais uma vez, devorei com rapidez as palavras de Rick Yancey.

Este capítulo da história inicia-se num tempo imediatamente após o final do último livro. Ainda como fugitivos e a tentar sobreviver aos seus caçadores as personagens vão crescendo e modificando com cada escolha e com cada nova descoberta. 

Contudo, uma personagem destacou-se neste livro: Ringer. Para mim, esta é a grande surpresa desta parte da narrativa e que torna a história, mais uma vez, impossível de parar de ler. Ringer torna-se a "heroína que este livro precisava ", colmatando as falhas que Cassie tem, não nos deixando perder o interesse pela história.Descobrimos um lado mais humano de Ringer, descortinamos o que a levou a ser como é, e a perceber toda a profundidade da sua personalidade.

Yancey mantém o estilo de narração, contando cada capítulo pelos olhos de personagens diferentes, o que dá um dinamismo maior ao decorrer da acção. Além disso, nunca perde a capacidade de nos surpreender, criando situações eticamente e moralmente difíceis, colocando-nos na posição das personagens e a debater internamente o que faríamos se estivéssemos lá.

Em suma, mal posso esperar para que venha o terceiro para assim obter finalmente as respostas às questões que se têm vindo a criar ao longo destes dois livros.




2 comentários :

  1. Eu tenho algum receio a livro com histórias com extraterrestres (já o mesmo aconteceu com A 5ª Vaga), mas acho que está na altura de começar a lê-los!! Fiquei bastante interessada nesta história após a tua review!!

    Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
    Até lá!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu também tinha essa opinião sobre histórias de ET's mas esta trilogia mudou a minha opinião :)
      Obrigada pela visita :)

      Boas Viagens,
      Sofia

      Eliminar