sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Opinião “As Gotas de um Beijo ”, Carina Rosa

Sinopse:

“Desde que o seu casamento de vinte anos terminou, David é um homem solitário. É no stand de automóveis que dirige que afoga as memórias do passado e a solidão do presente. Afastado de casa e dos filhos, é obrigado a gerir sozinho as acções e as escolhas que fez ao longo da vida, nas quais Diana, uma amiga de infância que considera irmã, tem um papel fundamental. Diana é o seu porto de abrigo e o seu braço direito, mas foi mais do que isso durante o seu casamento agora destruído.

A afinidade entre David e Diana, também divorciada, é quebrada pela chegada de uma mulher ruiva que revela muito pouco de si própria. Laura é atraente e misteriosa, e a atracção entre si e David é mútua e intensa. Será ela a mulher doce e simples que aparenta ser? Entre a joalharia e o stand, passa a alternar-se a languidez dos dias com a turbulência das noites e David acaba por se embrenhar num mundo perigoso de segredos, mentiras e traições. Dividido entre duas mulheres, estará David a encaminhar-se para o fundo do abismo?”



Opinião:

Para começar, tenho de agradecer à bloguinha Bárbara Tomé por me ter oferecido este livro! :) Apesar de estar numa fase de estudo intenso, a verdade é que deixar de ler é quase impossível! No entanto, confesso que após algumas tentativas cheguei à conclusão que o que procurava nesta altura era uma leitura leve, passível de ser apreciada apesar de todo o cansaço inerente ao final de dia. E foi o que encontrei! O livro ideal para a altura ideal. :)

Como seria de esperar, comecei muito devagarinho. No entanto, desde o início que o livro me chamou à atenção, por conter um pensamento de Carla M. Soares, uma das minhas autoras preferidas. Poderia ser só um bom presságio, mas a verdade é que diz muito, na minha opinião, acerca da possível influência da Carla na escrita da Carina!

Apesar de não poder comparar a escrita das duas e não achar que tal facto é suposto, a verdade é que encontro alguns traços da melodia tão característica da Carla na Carina, o que me agradou bastante. E foi exactamente esta melodia que me levou sem querer a devorar o livro numa das noites de leitura.

A narrativa desenrola-se essencialmente em torno de David e duas personagens femininas: Diana – amiga e confidente há muito tempo – e Laura – uma mulher ruiva, atraente e misteriosa que atrai David de uma maneira diferente de qualquer outra que ele tenha experienciado. E, como podemos ler na sinopse, “David acaba por se embrenhar num mundo perigoso de segredos, mentiras e traições”, ficando dividido entre estas duas mulheres.

À custa deste enredo, a autora explora um dos sentimentos mais belos, obscuros, incertos e inexplicáveis – o amor. Mas mais do que isto, esta explora o amor de uma maneira não vista habitualmente: o amor que molda e segura uma forte amizade e o amor carnal. E foi neste momento da leitura, que me rendi ao livro, repleto de descrições deliciosas sobre ambas as vertentes, fazendo-me até duvidar e questionar aquele que “eu” mais queria. A verdade é que durante a leitura ambos me transmitiam sensações maravilhosas, “como é bom o amor”.

Tenho receio como é habitual de cometer sem querer o erro de contar algo que não devo. Por isso, apenas deixo aqui a recomendação de um bonito romance, leve, mas diferente do habitual, capaz de trazer ao de cima os nossos sentimentos e sensações, obrigando-nos a tomar uma posição e até a fazer parte do enredo sem darmos conta. Num abrir e fechar de olhos, estamos dentro do livro, a acompanhar David, Diana e Laura a uma distância muito pequenina, apenas suficiente para que eles não nos vejam! :)



Sem comentários :

Enviar um comentário