sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Posso Perguntar? Posso? - com Rui Conceição Silva

Sobre o autor:

"Nasceu em 1963 em Figueiró dos Vinhos, onde reside. É casado e tem dois filhos. Apesar de ter vivido em Coimbra, Tavira e Lisboa, é na sua terra que se sente completo, convivendo com os afetos e com os rostos de sempre. Este seu primeiro romance é fruto da necessidade de falar da saudade triste da perda de alguém que se ama, mas também da reconciliação necessária com a vida e com toda a sua beleza."
 

Entrevista: 

1. Quando é que começou a escrever?

Comecei a escrever há cerca de oito anos. Até aí, escrevia letras para canções e alguns poemas, que guardo numa gaveta, onde estão muito bem. 

2. Qual é o primeiro livro que se recorda de ler?

Não recordo ao certo. Mas deve ter sido um dos livros do Sandokan, do Emilio Salgari. Era o autor que mais lia quando era pequeno.  

3. Qual é o próximo livro na sua lista de leitura?

Infelizmente tenho pouco tempo para pôr as leituras em dia, pois a minha vida profissional e o estabelecimento comercial da minha esposa ocupam-me o dia todo. Ando a reler o Dom Quixote, de Cervantes (maravilhoso), e a ler A Filha do Barão, de Célia Loureiro, também muito bom. Mas leio muito devagar, nos poucos momentos que a vida me permite.

4. Quais são os seus livros preferidos? E autores?

Tanto gosto de um bom romance, como gosto de literatura fantástica. Gosto muito de toda a obra de Tolkien, do George Martin, do Valter Hugo Mãe e do José Luís Peixoto, sobretudo. 

5. Qual a melhor companhia para um livro? Um café, a praia, o quentinho do sofá?

Um café é sempre uma boa companhia. Ler na praia não me seduz muito. Para mim, o dia ideal é quando a chuva canta lá fora e se ouve uma lareira a crepitar.

6. Que autores influenciaram a sua escrita?

Sobretudo autores portugueses, tais como o Júlio Dinis, o Eça de Queirós, o Miguel Torga, o José Saramago, o José Luís Peixoto, o Valter Hugo Mãe, entre outros.   

7. Fantástico vs Romance, qual a maior dificuldade a escrever cada um deles?

Ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, o Fantástico é mais difícil. Tem que se ser original, tentar encontrar um tema que nunca ninguém ainda tenha escrito, correndo-se o risco de soar estranho e de não agradar aos leitores. O público do Fantástico é muito conhecedor, mais exigente do que se pensa. No Romance, a maior exigência é encontrar uma voz própria, capaz de se diferenciar de todas as outras.       

8. O que o atrai no género Fantástico? E no Romance?

No Fantástico gosto das novas fronteiras, da sensação de ir para mundos desconhecidos e para ambientes diferentes. De me evadir para lugares e épocas, com palavras que desafiem a minha imaginação. No Romance, gosto sobretudo da reconstrução dos sentimentos e da reinvenção da memória, que me levam a questionar o que sou e o mundo que me rodeia. 

9. O que o inspirou ao escrever Quando o Sol Brilha?

Infelizmente foi o suicídio do meu irmão TóZé que me levou a escrever este livro. Éramos muito amigos, irmãos confidentes um do outro. Foi a maior tragédia da minha vida e eu senti necessidade de falar dos afectos perdidos para sempre. A dor da perda está na maior parte da história. É, acima de tudo, um livro triste. Mas é também um livro que fala da reconstrução da serenidade. À medida que o escrevia, a dor foi dando lugar ao apaziguamento, à necessidade de me reerguer, pelas pessoas que me amam incondicionalmente. Mas, enquanto viver, guardarei as maravilhosas memórias que tenho do meu irmão TóZé. Foi a ele que dediquei o livro.

10. Como tem sido a reacção dos leitores ao seu livro?

Muito motivadoras. Algumas chegam a emocionar-me. Mas gosto de todas as opiniões.

11. Já alguma vez se deparou com alguém a ler alguma das suas obras, por exemplo, num transporte público ou outro local? Como se sentiu?

Apenas vi pessoas a desfolhá-lo. Senti-me bem, acima de tudo por o livro despertar a curiosidade. Isso, por si só, já é uma coisa boa.

12. Quando escreve vai mostrando a alguém ou só no final pede opinião? E quem é a primeira pessoa a quem mostra o seu trabalho?

Às vezes, converso com a minha esposa, sobre um ou outro pormenor, uma ou outra ideia. Mas não tenho beta-readers e sigo a escrita do livro totalmente por minha conta.

13. Pensa continuar a focar-se mais na escrita de poesia? Considera mais difícil alcançar mais pessoas através desse género literário?

Não conto publicar poesia. Se o fizesse seria sempre em edição de autor. É um género que respeito muito, que leio com muito gosto, mas que considero terreno sagrado e que não parece que seja para mim. São poucos os poetas que conseguem extrair o sangue das palavras. Não sei se o conseguiria.

14. Considera que se aposta devidamente nos autores portugueses ou que as editoras têm deixado escapar ou não dão a devida atenção e visibilidade a bons livros escritos por pessoas menos conhecidas?

Acredito que haja grandes livros injustamente esquecidos em gavetas. Mas, por vezes, é uma questão de comunicação ou de timing. O fundamental é nunca desistir, acreditar no que se escreve. Quanto à Marcador, é a editora portuguesa que mais aposta nos autores nacionais. Um notável exemplo.

15. O que diria a alguém que se estiver a iniciar como autor?

Que questione sempre o que escreveu, enquanto não enviar a obra para uma Editora. Por vezes, ler o livro repetidamente, é a melhor forma de o aprimorar. Posteriormente, quando o livro for publicado, que aceite as boas opiniões como um estímulo e as más como uma chamada à humildade.

16. Quais são os seus projectos para o futuro?

Não tenho grandes projectos para o futuro. O futuro é todos os dias, ninguém sabe onde e como estará daqui a um ano. Só quero que aqueles que amo sejam felizes, comigo e uns com os outros. Por isso, só peço amor à vida. O que vier a mais é apenas um bónus por existir. Gosto quando a vida me empresta pequenas felicidades. Ver um livro publicado é uma delas.


Agradecemos ao Rui Conceição Silva por se ter disponibilizado para a entrevista e por partilhar um pouco de si nestas linhas.
Desejamos-lhe as maiores felicidades e sucesso!

Sem comentários :

Enviar um comentário