segunda-feira, 16 de março de 2015

Opinião "Belladonna", Anne Bishop

Sinopse:

“Bem-vindos a Efémera, onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes. Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Uma a uma, as paisagens de Efémera estão a cair na sombra. O Devorador do Mundo está a espalhar a sua influência, manchando as almas das pessoas com dúvida e medo, alimentando-se das suas emoções mais negras. A cada vitória o Devorador aproxima-se da conquista final. Apenas Glorianna Belladonna possui a habilidade defrustrar os planos do Devorador. Mas os seus poderes foram mal interpretados e incompreendidos. Determinada a proteger as terras sob o seu domínio, Glorianna defrontará o Devorador sozinha se assim estiver no seu destino.”


Opinião:

Para quem não sabe, “Belladonna” é o segundo volume que compõe a trilogia Efémera. Depois de ler “Sebastian”, Anne Bishop não desilude. Dei por mim a dizer novamente “Adoro ler fantasia” e só por isso já valeu a pena! A capacidade de certos autores de transmitir a realidade através de um mundo diferente, irreal, é algo que admiro de uma maneira única.

Também há outro motivo que automaticamente me faz apreciar a leitura desta obra: o facto de se desenrolar em torno do que é o coração humano. Assim como referi na opinião de “Sebastian”, continuo a achar que teria apreciado mais a leitura com uns anos a menos. É um livro com vários ensinamentos, no entanto, são lições que de uma forma ou de outra a vida já me ensinou ao longo dos anos. E com isto o que quero dizer é que a culpa não é do livro, mas sim de a vida de facto nos ensinar algo! No entanto, perante cada ensinamento dei por mim a sorrir ao ver a realidade crua e dura nas palavras de Anne Bishop.

Apesar de querer dizer muito mais sobre “Belladonna”, a verdade é que não tenho muito a acrescentar à opinião de “Sebastian” sem recorrer a spoilers. Posso referir que surgem novas personagens, de salientar Michael e Caitlin, duas grandes surpresas. E é graças a estas duas personagens que ficamos a conhecer outra parte do mundo Efémera, que até então desconhecíamos. Um mundo diferente, mas no fundo igual, onde o coração humano também existe.

Chegando ao fim, o leitor acaba com uma visão diferente do que é o bem e o mal, ficando em cada um uma mensagem que Anne Bishop conseguiu transmitir tão bem: Por muito que o mal queira destruir a luz, a verdade é que quando se vê sem a luz nem ele quer viver. E no fundo é a isto que se resume a vida de cada coração humano. Não existe só o bem nem só o mal!

Por fim, claro que recomendo esta obra! Foi uma leitura agradável, repleta de sorrisos e viagens únicas neste mundo único que é Efémera.


Podem ler a opinião  da Rosana de "Sebastian" aqui.

5 comentários :

  1. Anne Bishop é a minha autora preferida ;)
    Li o Sebastian e gostei muito, tenho por ler Belladonna, breve breve pego nele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Nunca li nada de Anne Bishop! Mas tem uma escrita que conquista muito facilmente o leitor! :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá,
    Nunca li nada da autora mas tenho alguma curiosidade em conhecer alguns dos livros dela. Mas quero começar por livros individuais, se começo com uma série posso não gostar e eu gosto de ter as séries completas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia :)

      Tens alguma razão! :) Eu acabei por arriscar. Vá lá que não me arrependi!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
    2. Recomendo vivamente a começar pela trilogia das Jóias Negras.

      Eliminar