sábado, 21 de fevereiro de 2015

Opinião - "O Segredo da Cascata dos Murmúrios", de Ana Nunes

Sinopse

"O Segredo da Cascata dos Murmúrios é o segundo livro da coleção Os 4 Quadrantes, dirigida aos jovens mais aventureiros.

Tudo começa quando os 4 Quadrantes vão passar uns dias de férias a uma pequena aldeia inserida no Parque Natural da Peneda-Gerês. Ali, junto à fronteira a norte de Portugal, usufruem de paisagens maravilhosas, conhecem as gentes sãs que habitam nas terras do Barroso, descobrem tradições de influência Celta, participam numa festa mágica e ainda ficam a conhecer a lenda de uma ponte que dizem ter sido feita pelo diabo. Entretanto, algumas localidades próximas vivem assoladas por uma série de estranhos assaltos. Aquilo que, julgavam eles, não passaria de uma semana pacata transforma-se numa fascinante aventura! A Constança, a Ema, o Lucas, o Vicente, e o inseparável Sam não tardam a perceber que há matéria para investigação… Conseguirão os quatro amigos resolver este novo mistério?"


Opinião

"O Segredo da Cascata dos Murmúrios" é o segundo volume da série Quatro Quadrantes, tendo o primeiro volume também sido lido por nós. A opinião de "O Enigma do Castelo Assombrado" encontra-se publicada aqui.

Mais uma vez, os Quatro Quadrantes vêem-se envolvidos numa aventura, numas férias passadas na aldeia de Pitões das Júnias. Esta nova localização traz também um renovado conjunto de personagens, que acompanham Ema, Lucas, Vicente e Constança, seja oferecendo-lhes deliciosos lanches ou levando-os em passeio a Montalegre. Nesta história, o mistério anda de mãos dadas com o sobrenatural e com as tradições da zona, o que dá a conhecer um pouco da história e vocabulário típico da área na qual a acção decorre.

As quatro personagens principais e o seu amigo de quatro patas interagem de forma tão natural que é um prazer virar as páginas (ainda que de forma virtual), e a sua permanente vontade de explorar e de se aventurarem apelou mais uma vez às minhas memórias de infância, sendo muito bem transmitida a sensação de alegre antecipação inerente às crianças e jovens sempre que algo novo está prestes a acontecer, seja na realidade ou na sua imaginação.

No entanto, em contraste com o que aconteceu na leitura do primeiro volume da série, senti que a história avançava demasiado rapidamente para que a conseguisse saborear verdadeiramente, especialmente nos últimos capítulos do livro. Por vezes, sentia que as pistas mal tinham sido discutidas entre as 4 personagens principais e já a solução estava a ser desvendada, que o mistério e suspense ainda se estavam a adensar quando surgia a conclusão. Entendo o facto de procurar manter o livro pouco extenso, dada a população a quem se destina, mas penso que neste caso foi um pouco sacrificada a qualidade da história. O conteúdo é original, perfeito para uma história deste género, com personagens carismáticas e um pano de fundo rico, mas tê-los-ia saboreado melhor se o ritmo fosse um pouco mais lento, deixando o mistério revelar-se progressivamente.

Ainda assim, e estando apenas publicados dois volumes, aguardo ansiosamente por mais segmentos da colecção Quatro Quadrantes. Ao longo destas duas obras, as personagens cativaram-me, e é bastante interessante a ideia de colocar o grupo em vários locais do país, dando a conhecer as tradições e monumentos das diferentes regiões. A forma como está escrito é extremamente cuidada, sendo uma excelente e educativa leitura para os mais novos.

Mais uma vez, as Bloguinhas agradecem a gentileza da autora, que nos cedeu este exemplar! Desejamos-lhe o maior sucesso, e esperamos novidades dos Quatro Quadrantes!



Sem comentários :

Enviar um comentário