sábado, 20 de setembro de 2014

Opinião- "O Destino é Praga", Sílvia Soares

Sinopse

"Uma viagem de comboio, três vidas, o mesmo destino. Praga. Mas será que o destino não lhes reserva algo diferente quando a longa viagem terminar? Pode uma vida mudar em algumas horas, numa viagem de comboio expresso entre Hamburgo e Praga?


Kris, uma jovem chef de bem com a vida, faz jus à expressão “quando menos esperamos, tudo pode acontecer “. Vincenc, um jornalista bem sucedido viaja com a elegante mulher por quem um dia viveu apaixonado . Julia, a ex-mulher, procura um fim e um recomeço. Encontros e desencontros que unem e afastam destinos em colisão. O destino é praga ao trazer-nos personagens peculiares que bem poderiam pertencer ao nosso dia-a-dia, com desafios que podiam ser os nossos, com desfechos que podiam acontecer a qualquer um!

“O Destino é Praga” consegue dar-nos tudo isto numa história sedutora, repleta de imprevistos, tanto dramáticos como divertidos, sempre envolta no encantamento dos recantos da cidade e outros encantos que encontramos pelo caminho."


Opinião

Em primeiro lugar, é importante referir que esta obra foi gentilmente cedida às Bloguinhas pela sua autora, Sílvia Soares, à qual agradecemos.

Parte da acção de "O Destino é Praga" decorre, como o próprio título sugere, num comboio proveniente de Hamburgo com destino a Praga. É aí que as personagens são introduzidas pela primeira vez, cativando desde o início. São bem construídas e, acima de tudo, reais. Apesar de o livro não ser longo, a autora consegue explorar de uma forma mais que satisfatória o seu passado e forma de ser. São complexas o suficiente para convencer e criar uma ligação com o leitor e, mesmo que por vezes não tenha empatizado com certas atitudes destas, percebo porque o fizeram tendo em conta o contexto em que se encontravam. Penso que este ponto será talvez um dos mais desafiadores para um autor, e a autora conseguiu-o de uma forma muito natural, o que me agradou bastante.


Penso que também a sequência de eventos foi bem construída. No entanto, gostaria que a história tivesse sido explorada mais extensivamente. As personagens e o contexto tinham potencial para mais, e talvez pelo facto de os capítulos serem tão curtos, fiquei com a sensação de que por vezes o pensamento das personagens era interrompido prematuramente, e de que algo ficava por acontecer ou por contar. Isto foi particularmente evidente no que diz respeito a Julia, que teve consideravelmente menos tempo de antena em comparação com as duas outras personagens principais. É a personagem central do segundo livro da autora, que à data de escrita desta opinião ainda não li, e que talvez satisfará o meu desejo de saber mais sobre a sua história.

A vertente real do livro reflecte-se também na forma como está escrito. Os pensamentos e comunicação entre as personagens decorre como na vida real, o que me agradou. Notei apenas a existência de ocasionais gralhas, o que uma revisão mais cuidada certamente corrigiria.

No geral, gostei bastante de ler esta obra. É uma leitura leve e tem todos os ingredientes de um bom romance. O facto de ter como pano de fundo uma cidade europeia tão bonita como Praga cria um ambiente que apela especialmente ao leitor que goste de viajar ou tenha uma predilecção particular por esta cidade.





2 comentários :