sexta-feira, 27 de junho de 2014

Opinião - " Killer Instinct ", Joseph Finder

Sinopse

“Joseph Finder é um autor prodigioso, que não só domina na perfeição a arte do thriller, como tem ainda o mérito de ter criado um subgénero extremamente empolgante — o thriller que se desenrola no sofisticado, e tantas vezes brutal, mundo dos negócios. Quando testemunhamos o encontro de Jason, um supervisor de vendas num gigante da electrónica japonês sediado em Boston, e de Kurt, um ex-combatente do Iraque que lhe presta auxílio num pequeno acidente de viação, estamos longe de poder prever o desenlace catastrófico que se perfila no horizonte. O quotidiano pacato de Jason irá conhecer uma arrepiante descida aos infernos quando o seu novo melhor amigo se revela um inimigo sinistro capaz de o levar aos limites do desespero. Um thriller magistral. Uma escrita soberba.”
Vencedor do prémio para "O melhor romance do Ano 2006" pela International Thrillers Writers Organization.

Opinião

Uma das razões que me levou a escolher este livro foi o facto de se desenrolar num ambiente com o qual não tenho muito contacto, nem na vida real , nem nas minhas viagens literárias.No entanto, como decorre no mundo da economia pensei que pudesse ter termos que não percebesse e assim, diminuísse a apreciação global da história.

Todavia, tal não aconteceu! O autor consegue descrever o mundo onde Jason trabalha de forma simples e clara, de maneira a que qualquer pessoa possa nele entrar. Leva-nos a experienciar a adrenalina de fechar um acordo no valor de milhões e, o jogo de cintura necessário a levar o cliente a assinar o contracto que desenhamos.

Apesar disto, um dos aspectos negativos do livro é o desenrolar lento de certas partes da história, que leva a uma diminuição do ritmo de leitura, algo que não aprecio em histórias de trillher.

A relação entre Jason e Kurt é muito bem construída, evoluindo passo a passo de forma lógica, o que nos leva a conseguir adivinhar o próximo passo de Kurt mas sempre mantendo a surpresa de saber qual será a resposta de Jason.

Deste modo, para aqueles que gostam do mundo empresarial, este livro é uma óptima maneira de passar umas boas horas a navegar nele mas, acima de tudo, é uma história sobre pessoas e as diferentes interpretações de sentimentos e vontades entre as suas relações.



Sem comentários :

Enviar um comentário